30 de agosto de 2010

Integrated reporting: integração de relatórios ou uma nova contabilidade?

Como já comentamos em outros posts no blog, cresce o debate sobre o futuro dos relatórios de sustentabilidade, hoje uma prática cada vez mais comum pelas empresas, inclusive no Brasil. Alguns estudos já identificaram
desafios que empresas precisam enfrentar para aumentar a qualidade e atratividade desses relatórios como, por exemplo, maior objetividade e materialidade das informações prestadas.

Além da qualidade dos relatórios, cresce internacionalmente uma iniciativa chamada de Integrated Reporting (na tradução livre para o português de Relatórios Integrados) que surge para atender ao anseio de estrutura de relatórios atrelada aos objetivos estratégicos, governança e modelo de negócios das organizações e para que sejam concisos, claros, compreensíveis e comparáveis. Trata-se do entendimento de que a convergência de relatórios financeiros e não- financeiros das empresas poderá servir de parâmetro para uma economia sustentável.

A expectativa da Global Reporting Initiative - GRI é que um padrão global de relatório integrado possa surgir em 2020. Como se pode perceber, o debate deve ser longo.

Estivemos semana passada em uma reunião da GRI no Brasil sobre esse tema. Muitas opiniões foram colocadas. Alguns pontos de vista totalmente antagônicos entre si. O anseio comum dos participantes, entretanto, é de que todos os fatos que possam afetar os resultados das organizações estejam contabilizados, sejam eles sociais, ambientais ou econômico-financeiros.

Nesse sentido, talvez o cerne da questão não seja a integração em um único relatório, já que existem diferentes públicos de relacionamento para as empresas, com diferentes expectativas e perfis (investidores, comunidades, acionistas, clientes, etc). O debate central, então, seria uma gestão e contabilização integradas, onde as questões sociais e ambientais seriam avaliadas e registradas financeiramente nos balanços.

Com a contabilização integrada, a comunicação das informações ambientais, sociais e econômico-financeiras de cada organização por meio de relatórios atenderia às demandas dos seus públicos de relacionamento, mesmo que isso signifique relatórios de uma mesma empresa de diferentes tamanhos, linguagens e conteúdos.

Caso tenha interesse em acompanhar o assunto, acesse:

International Integrated Reporting Committee

Veja outros posts sobre relatórios de sustentabilidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário