26 de agosto de 2010

Desafios para a destinação de resíduos sólidos no Brasil

Participamos hoje do Seminário “Desafios para destinação de resíduos sólidos”, realizado pelo jornal Valor Econômico. O objetivo do evento foi, face à recém-aprovada Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010), debater temas como estímulos para a indústria de reciclagem e a logística reversa, experiência municipais em reciclagem de resíduos e os desafios para a implantação da Política Nacional.

Dentre as informações apresentadas pelos palestrantes, ressaltamos que apenas 8% dos municípios do país apresentam coleta seletiva de lixo e, nesses, apenas de 10 a 15% da população é atingida pelo serviço de coleta. Isso mostra parte do desafio que o Brasil enfrentará para reverter a atual situação em relação aos resíduos. Esses dados fazem parte da pesquisa Ciclosoft realizada pelo Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre), cuja edição 2010 será divulgada nos próximos dias.

Para Wilson Quintanella, presidente do Instituto Estre Ambiental, o ponto mais importante para atingirmos os objetivos da implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos será a logística. Segundo ele, as empresas terão que estruturar sua logística de modo que não inviabilize financeiramente o processo. Além disso, ele sugeriu que a empresa de CORREIOS deveria ser envolvida nesse debate, uma vez que muitas empresas dependerão dos serviços prestados pelos CORREIOS para cumprir a Lei no que tange a logística reversa.

Outros dois pontos identificados pelos palestrantes como cruciais para o sucesso no Brasil da legislação sobre resíduos sólidos foram a necessidade de um tratamento fiscal e tributário diferenciado para produtos oriundos de material reciclado e investimentos permanentes em educação ambiental da população, principalmente das classes que estão tendo acesso ao consumo como nunca tiveram antes.

Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre)

Pesquisa Ciclosoft sobre Coleta Seletiva no Brasil – Cempre

Nenhum comentário:

Postar um comentário