12 de novembro de 2010

Direitos humanos e mudanças climáticas são desafios para o setor financeiro

A última edição do Diálogos Itaú de Sustentabilidade, ocorrido no dia 8/11, teve como tema “Setor Financeiro, Meio Ambiente e Sociedade: Tendências e Desafios”. Nesse evento, Motoko Aizawa, consultora em sustentabilidade da International Finance Corporation – IFC, destacou o exemplo da China de atuação conjunta do banco central, ministério do meio ambiente e autoridade reguladora dos bancos no sentido de definir critérios de avaliação do risco socioambiental na concessão de crédito às empresas. A respeito do exemplo chinês, leia o nosso post Banco Central da China cria “lista suja” de empresas poluidoras de 3/12/2007.

Aizawa disse que o Protocolo Verde dos bancos públicos federais e o Protocolo Verde da Febraban se assemelham ao exemplo chinês. Ela alertou, porém, para a necessidade de tornar mandatória a avaliação do risco socioambiental na decisão de crédito e de monitorar o cumprimento dessa regra pelos bancos. Ela afirmou, ainda, que cabe a cada banco disseminar informações e dar transparência de suas práticas, de modo a promover a inovação e a harmonização das melhores práticas de sustentabilidade nos negócios entre seus pares.

Ao concluir sua palestra, Aizawa afirmou que difundir a atividade de microcrédito e considerar os direitos humanos e o impacto das mudanças climáticas no ambiente de negócios são os maiores desafios para o setor financeiro. No livro de nossa autoria "Sustentabilidade no Setor Financeiro: Gerando valor e novos negócios" - Editora Senac - dedicamos um capítulo especial sobre a relevância dos direitos humanos e das mudanças climáticas e como os bancos estão lidando com esses temas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário