28 de outubro de 2010

Top 10 relatórios brasileiros de sustentabilidade

Pela segunda vez, é publicado o estudo Rumo à Credibilidade, desenvolvido em conjunto pela Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS) e pela SustainAbility. O objetivo do projeto é analisar a qualidade dos relatórios de sustentabilidade e encorajar as empresas brasileiras a aprimorarem suas práticas de relato.

O primeiro estudo, desenvolvido em 2008, apontou como principal desafio às empresas brasileiras ao publicarem relatórios era aumentar a materialidade e a objetividade das informações prestadas. Os relatórios brasileiros eram considerados muito extensos e faltava aprofundar o valor estratégico, demonstrando como a sustentabilidade permeia todos os negócios das empresas.

Nessa edição do estudo, que é efetuado a cada dois anos, a conclusão é que houve avanços e retrocessos nos critérios analisados, resultando em uma ligeira melhora na média geral dos 10 melhores relatórios analisados. Veja a tabela comparativa das médias dos critérios básicos:
Apesar da média representar um avanço de apenas 1% em relação a 2008, destaca-se o pronunciado aumento de 11% da Natura e o aumento de 7% da menor pontuação desse ranking. De forma geral, representa então, uma elevação do padrão geral dos relatórios:

Outro fator considerado positivo pela pesquisa foi a entrada de três novas empresas entre os 10 melhores relatórios: Vale, Even e Light.

Apesar de algumas melhoras, de maneira geral percebemos que o desafio apontado em 2008 ainda persiste para as empresas como um todo: aumentar a materialidade das informações prestadas e a sua contextualização aos negócios.

Para ter acesso ao relatório Rumo à Credibilidade 2010 acesse aqui.

Leia nosso post sobre a edição Rumo à Credibilidade 2008 acessando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário