26 de novembro de 2010

Bolsa tenta superar resistência dos investidores ao Índice de Sustentabilidade

Com o objetivo de superar a falta de interesse da comunidade financeira pelo Índice de Sustentabilidade Empresarial - ISE, um dia após a divulgação da nova carteira de ações que compõem esse índice, a BM&FBovespa anunciou hoje o lançamento de um fundo que será negociado na Bolsa: o ETF (Exchange-Traded Fund), que irá replicar a carteira de ações do ISE. Certamente uma iniciativa importante para que esse índice continue incentivando a adoção de práticas de sustentabilidade pelas empresas e possa se tornar referência para investidores.

Ontem a BM&FBovespa anunciou a nova carteira do ISE, que vai vigorar a partir de 3 de janeiro de 2011. A nova carteira reúne 47 ações de 38 companhias. Elas representam 18 setores de atividades e totalizam R$ 1,17 trilhão em valor de mercado, o equivalente a 46,1% do valor de mercado total das companhias com ações negociadas na Bolsa. Três setores estão ingressando no índice: serviços educacionais, holding diversificadas e mineração.

Das 34 empresas que constavam na carteira anterior, 32 foram selecionadas também para a nova carteira. Deixaram de compor o ISE: Usiminas e Dasa. As seis empresas que ingressam na nova carteira e não estavam na anterior são: Anhanguera, Bicbanco, Copasa, Santander, Ultrapar e Vale. 53 empresas responderam ao questionário de avaliação ou seja, apenas 29% das 182 empresas para as quais o questionário foi encaminhado.

Merece destaque a informação de que 100% das empresas que integram a nova carteira do ISE publicam relatório de sustentabilidade, sendo que 79% dos casos o relatório é parte integrante do principal relatório corporativo e 84% seguem as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI). A esse respeito, leia o nosso post "Top 10 relatórios brasileiros de sustentabilidade" de 28/10/2010, onde destacamos: 8 dos 10 melhores relatórios são de empresas que integram a nova carteira do ISE.

No dia 02 de dezembro a Bolsa irá lançar o ICO2, novo índice que avaliará impacto das mudanças climáticas nas empresas negociadas. Saiba mais sobre o evento de lançamento aqui.

Conheça aqui as empresas que integram a nova carteira do ISE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário