17 de março de 2010

Evento da bolsa discute o mercado voluntário de carbono

Participamos do seminário “Mercado de Carbono Voluntário – novo ambiente de negócios para as empresas brasileiras” realizado na BM&FBOVESPA. O evento contou com palestrantes de empresas especializadas que atuam nesse mercado.


O mercado de carbono voluntário se aplica, principalmente, a países que não possuem metas de redução de gases de efeito estufa (GEE) estabelecidas no Protocolo de Kyoto, dando possibilidades de reduções e de comercialização de créditos de carbono. Apresenta-se como um mercado bastante promissor, especialmente, após a COP15, na qual países não pertencentes ao Anexo I do Protocolo de Kyoto, ou seja sem metas obrigatórias de redução de GEE, foram convidados agora a apresentar metas voluntárias de redução.

O seminário contou com apresentações acerca dos principais temas relacionados ao mercado de carbono voluntário, como as principais perspectivas para o setor, a importância do inventário de emissões, os processos de certificação e validação, dentre outros. Houve o consenso entre os palestrantes sobre a importância do inventário de emissões como ferramenta essencial para a coleta de informações indispensáveis ao início do processo de redução das emissões de uma organização. Desta forma, o inventário possibilita conhecer com precisão as emissões presentes, revela a ineficiência de processos produtivos, sustenta tecnicamente projetos de mitigação e revela oportunidades de projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL). Para confirmar a veracidade destas informações, ficou clara a necessidade da avaliação por auditor independente na validação e certificação das emissões presentes no inventário.

Além de divulgar o mercado voluntário de carbono, outro importante objetivo do seminário foi promover o primeiro leilão em 2010 de créditos de carbono voluntário que ocorrerá na BM&FBOVESPA em 8 de abril. Serão leiloadas 240 mil toneladas de carbono, em três lotes, do Voluntary Carbon Standard (VCS) associado à Carbono Social Serviços Ambientais. As reduções foram geradas através de projetos da Carbono Social que realizaram a substituição de combustíveis tradicionais por biomassa renovável em indústrias de cerâmica. Serão definidos preços mínimos para o início do leilão, sendo, o do primeiro lote, R$10,00 cada tonelada de carbono. A realização do seminário sobre o mercado de carbono voluntário está em linha com outras iniciativas da BM&FBovespa no sentido de despertar a atenção das empresas e dos investidores para a relevância de se avaliar o impacto das mudanças climáticas nos negócios.

Para mais informações acesse BM&FBovespa.

Leia nosso post BM&F realizará primeiro leilão público de créditos de carbono do mundo.

Leia nosso post Fortis adquire lote de créditos de carbono no primeiro leilão da BM&F.

(por Cauê Dias Carrilho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário