11 de março de 2010

Banco alemão lança política para financiamento de termelétricas à carvão mineral

O banco alemão WestLB, grande financiador do setor energético, lançou uma política ambiental para financiamento de usinas termelétricas à carvão mineral. A iniciativa tem como objetivo estabelecer padrões ambientais mínimos para o setor, considerado um dos maiores emissores de gases de efeito estufa (GEE).


De acordo com a política, o cliente deve apresentar estrutura necessária para captura e armazenamento de carbono, assim como utilizar a melhor tecnologia disponível de forma a minimizar impactos sociais e ambientais negativos nas usinas novas ou ampliadas as quais devem atingir níveis mais elevados de eficiência.

Segundo Dustin Neuneyer, gerente de sustentabilidade do banco, a iniciativa vem da idéia de que “atividade bancária sustentável não é só financiar projetos de energias renováveis, mas também não financiar projetos evidentemente insustentáveis”. Essa nova política complementa as diretrizes socioambientais já utilizadas pelo banco: política socioambiental e Princípios do Equador.

Por outro lado, há quem acredite que esse setor já esteja condenado por ser um expressivo agente causador das mudanças climáticas, como acredita James Hansen, cientista climático da NASA, não havendo, portanto, propósito na construção de novas usinas. Nos últimos anos, devido à influência de diversos movimentos anti-termelétricas e da mídia, ações de empresas do setor foram rebaixadas em Wall Street.

A política abrange diversos aspectos das emissões de GEE’s, incluindo a compra de créditos de carbono pelo cliente. No entanto, poderia ser um pouco mais aprofundada, tratando também da gestão dos resíduos das usinas – sendo o principal deles as cinzas, que contêm arsênico, chumbo e mercúrio, além de outros materiais tóxicos.

A iniciativa é interessante por trazer critérios mais objetivos de avaliação dos impactos socioambientais no financiamento do setor de carvão mineral. Antes do WestLB, o Bank of America já vinha utilizando uma política específica para o setor de carvão mineral, demonstrando uma tendência do setor financeiro adotar diretrizes semelhantes para os setores de maior emissão de GEE.

Leia aqui a política do WestLB para financiamento de termelétricas à carvão.

Leia aqui nosso post sobre a política do Bank of America para o setor de carvão mineral.

(por Gabriela Amorozo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário