12 de março de 2010

Índice de sustentabilidade da Bolsa avaliará impacto das mudanças climáticas nas empresas

Participamos do I Workshop do Índice de Sustentabilidade Empresarial - ISE, realizado pela BM&FBovespa e FGV-GVces. Nesse evento, que dá a largada ao processo de 2010 do ISE, foi anunciado que o questionário de avaliação das empresas passará a ter uma nova dimensão, a de mudanças climáticas.
Com isso, o ISE busca despertar a atenção para o tema das mudanças do clima, que adquire cada vez mais relevância no âmbito dos negócios, e induzir a adoção pelas empresas de práticas de gestão para lidar com essa nova realidade.

Assim, a partir de 2010, as empresas que desejarem integrar a carteira de ações do ISE passam a ser avaliadas por critérios relativos a 7 dimensões: Geral, Natureza do Produto, Governança Corporativa, Econômico-financeira, Ambiental, Social e, agora também, Mudanças Climáticas. Nesse primeiro ano de sua estréia no questionário, essa nova dimensão não terá influência na pontuação das empresas.

Outra novidade para esse ano é que as 200 empresas mais negociadas na Bolsa serão convidadas a responder ao questionário do ISE. O critério anterior era de convidar as 150 empresas mais negociadas para responder, e convidar como “treineiras” as empresas posicionadas entre as 151 a 200 mais negociadas. Assim, a Bolsa pretende ampliar o número de empresas respondentes e, consequentemente, de empresas e setores de atividades selecionados para integrar a carteira de ações do ISE. Atualmente o ISE é constituído por 43 ações de 34 empresas de 15 setores de atividades. A carteira do ISE possui atualmente valor de mercado de R$ 730 milhões, o que equivale a 1/3 do valor total das empresas listadas na Bolsa.

Em 2010 o ISE completa 5 anos de lançamento. Inovações e aperfeiçoamentos do índice são necessários. Nesse sentido, é muito oportuna a inclusão da nova dimensão das mudanças climáticas ao lado das dimensões ambiental, social e de governança. Nessas questões a Bolsa tem papel de indutora de melhores práticas de responsabilidade empresarial. Ainda nesse ano, a Bolsa irá lançar o Índice Carbono Eficiente – ICO2 para estimular as companhias abertas a reduzir suas emissões de gases do efeito estufa – GEE.

Saiba mais sobre o ISE aqui. Saiba mais sobre a metodologia do ICO2 aqui.

Leia nosso post sobre o lançamento do ICO2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário