27 de setembro de 2007
Fortis adquire lote de créditos de carbono no primeiro leilão da BM&F
A Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F) realizou ontem o primeiro leilão público de créditos de carbono desde a ratificação do Protocolo de Kyoto. O vencedor do leilão foi a instituição financeira belgo-holandesa Fortis, que comprou as 808,5 mil toneladas de CO² equivalente da prefeitura de São Paulo ao valor de 16,20 euros por tonelada, totalizando R$ 34,5 milhões. Vários negócios de balcão com créditos de carbono têm sido realizados por empresas brasileiras, sempre diretamente com interessados nos países desenvolvidos, com a intermediação de bancos ou consultorias. Mas essa é primeira vez que um negócio é realizado em bolsa, por meio da internet.
Segundo o presidente da BM&F, Manuel Félix Cintra Neto, não devem ocorrer novos leilões de créditos de carbono na BM&F este ano, mas em 2008 deverão ocorrer cerca de dez leilões com a participação de vendedores públicos e privados.
Esse primeiro leilão da BM&F, que contou com lances de 9 instituições, dá maior credibilidade à venda de créditos de carbono, confirmando que a procura por esses créditos tende a crescer nos próximos leilões e pode contribuir para estimular o número de projetos brasileiros de seqüestro de carbono.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário