24 de maio de 2011

Princípios do Equador: encerrada a sua revisão estratégica

Os bancos signatários dos Princípios do Equador (PE) anunciaram hoje que foi encerrado o processo de sua revisão estratégica que vinha sendo conduzido desde outubro de 2010.


A revisão estratégica consistiu em amplo processo de pesquisa, revisão e consulta a stakeholders, realizada por uma consultoria externa e supervisionada pelo EP Association Steering Committee (comitê de governança dos PE). Durante esse período foram ouvidos os bancos signatários dos PE, outras instituições financeiras, clientes, associações de classe, ongs e outras partes interessadas. Como resultado, a consultoria elaborou um relatório com recomendações que foi hoje disponibilizado publicamente (Executive Summary and Appendix of the Equator Principles (EP) Strategic Review consultant report). Conjuntamente, foi disponibilizado hoje um documento onde os bancos signatários apresentam respostas às recomendações apresentadas pela consultoria (EP Association Summary Response), indicando ações de curto, médio e longo prazo que serão priorizadas e consideradas nos próximos estágios das discussões.

É importante destacar que a revisão estratégica é apenas a primeira parte do processo de revisão dos PE. Durante o segundo semestre de 2011 será iniciado o processo de atualização dos PE, quando será realizada uma consulta pública e uma versão rascunho dos Princípios do Equador será disponibilizada para comentários.

Ainda nesse mês de maio foram anunciadas as novas diretrizes socioambientais da International Finance Corporation – IFC, instituição subsidiária do Banco Mundial, cujas diretrizes norteiam os PE.

Saiba mais sobre:
- Princípios do Equador
- Revisão estratégica dos Princípios do Equador
- IFC aprova suas novas diretrizes socioambientais

Nenhum comentário:

Postar um comentário