15 de junho de 2011

ISE: investidores sairiam ganhando com maior transparência de informações

A companhia autoriza a divulgação das respostas fornecidas no questionário? Essa é a pergunta/alteração mais relevante de todas aquelas propostas no processo de revisão do Questionário do ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial, cuja consulta pública presencial aconteceu ontem em São Paulo. Essa pergunta deve ser incluída na Dimensão Geral do Questionário, que irá avaliar e selecionar as empresas que integrarão a carteira de ações do ISE a partir de janeiro de 2012. A consulta pública é uma etapa importante do processo de revisão da metodologia do ISE da BMFBovespa, que seleciona as empresas que se destacam pelo seu comprometimento com a adoção de práticas de sustentabilidade nos negócios. As demais dimensões do Questionário são: Natureza do Produto, Governança Corporativa, Econômico-financeira, Social, Mudanças Climáticas e Ambiental.


A nova pergunta tem gerado polêmica. Alguns argumentam que as empresas revelariam aspectos de suas estratégias de negócio. Porém, será prerrogativa das próprias empresas permitirem, ou não, a abertura das respostas. Além disso, não serão divulgados os documentos fornecidos para subsidiar as respostas. 

Na nossa opinião, deveria prevalecer a transparência almejada pelos investidores em ações e por todos os demais stakeholders das empresas. A intenção é que a empresa selecionada para integrar a carteira do ISE autorize a abertura das respostas dadas no Questionário. Poderíamos, porém, avançar mais. Uma vez que será uma prerrogativa das empresas, deveria, então, ser dada a alternativa para que elas autorizassem a abertura das respostas, independentemente de terem sido selecionadas para integrar a carteira do ISE. Essas empresas estariam dando clara sinalização de transparência aos seus stakeholders, e que estão buscando aperfeiçoar suas práticas socioambientais e de governança corporativa. Os investidores teriam, assim, mais opções de escolha, não se restringindo àquelas empresas selecionados para o ISE. Vale observar que o ISE não se propõe a ser um ranking de sustentabilidade empresarial e transparência é um requisito que permeia todo o seu Questionário.

A consulta pública para revisão do Questionário do ISE permanecerá online até o dia 24 de junho. Participe! clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário