1 de maio de 2011

Idec quer incentivar responsabilidade socioambiental dos bancos

O Idec – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor – acaba de lançar o site Guia dos Bancos Responsáveis - GBB, que tem como objetivo promover a responsabilidade socioambiental dos bancos com apoio e mobilização dos consumidores. O site apresenta um guia sobre as práticas de responsabilidade socioambiental adotadas pelas principais instituições financeiras do país. Por meio de um questionário os bancos foram avaliados em relação a três blocos temáticos: como se relacionam com os consumidores, quais diretrizes socioambientais adotam nos financiamentos e como se relacionam com seus empregados. O site permite comparar os bancos por temas e saber os resultados de todos eles.

O GBB foi inspirado na iniciativa semelhante do guia dos bancos holandeses, desenvolvido pela organização Oxfam Novib, a partir da repercussão na opinião pública sobre o envolvimento dos bancos no financiamento de empresas do setor de armas e sobre o papel do setor financeiro no combate às mudanças climáticas. A Holanda é apontada como um dos países mais sensíveis às alterações do clima.

Os representantes dos bancos presentes no lançamento do GBB destacaram suas práticas de responsabilidade socioambiental, mas reconheceram que há muito que avançar nos temas objeto desse guia. Por sua vez, o Idec e seus parceiros, que contribuíram no desenvolvimento do GBB, recomendaram aos bancos reforçar o relacionamento com seus clientes e ONGs para aperfeiçoar tais práticas e perceber as oportunidades decorrentes desse diálogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário