4 de dezembro de 2010

Novo índice de carbono pretende mobilizar empresas e investidores para a questão climática nos negócios

A BM&FBovespa e o BNDES lançaram o Índice Carbono Eficiente (ICO2), que mede o retorno de uma carteira teórica formada por ações de empresas do IBrX-50 (índice composto pelas 50 ações mais negociadas na Bolsa) que aderiram à iniciativa. O ICO2 é ponderado pelo free float (quantidade de ações de uma empresa disponível para negociação em bolsa) e pelo coeficiente de emissões de carbono das empresas.


Além das empresas que atualmente compõem o IBr-X 50, a Bolsa convidou outras empresas abertas, cujas ações são bastante negociadas e têm potencial para futuramente ingressar no IBrX-50. Aceitaram voluntariamente participar do ICO2 51 das 58 companhias abordadas pela Bolsa. A carteira do novo índice, que começou a vigorar no dia 02/12, será composta por 42 delas.

Desse universo de empresas, poucas já possuíam inventário de emissões de carbono. Por isso, para integrar a primeira carteira do ICO2, a Bolsa não obrigou que as empresas apresentassem inventário de emissões. Elas tiveram, porém, que fornecer informações para que fosse feita uma estimativa de suas emissões. A partir do próximo ano a Bolsa exigirá a realização de inventário, incluindo emissões diretas e emissões geradas pelo consumo de energia elétrica. Em 2012, haverá ampliação das fontes emissoras de carbono, que serão definidas a partir de estudo a ser realizado em 2011. Para dar mais credibilidade ao ICO2, o objetivo da Bolsa é que os inventários de emissões sejam auditados por terceiros.

O ICO2 atinge um número limitado de empresas: cerca de 10% do total de companhias abertas com ações negociadas na Bolsa. É, contudo, uma iniciativa bastante válida visando a conscientizar as empresas para os impactos das mudanças climáticas no ambiente de negócios e motivá-las a buscar soluções para uma economia que caminha na direção da baixa emissão de carbono. Para o mercado, o novo índice oferece transparência sobre as emissões das empresas brasileiras e incentiva a criação de oportunidades de investimento para os investidores sensíveis às questões ambientais.

Conheça as empresas que integram o ICO2 aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário