24 de fevereiro de 2010

Deutsche Bank e Nasdaq lançam índice de tecnologias limpas

O DB Climate Change Advisors (DBCCA) – braço de investimentos e pesquisas sobre mudanças climáticas do Deutsche Bank – e a Nasdaq OMX anunciaram o lançamento do DB Nasdaq OMX Clean Tech Index. A colaboração veio combinar o expertise de cada um para fornecer um índice benchmark para a indústria de investimentos.


O índice é composto por 119 empresas que apresentam pelo menos um terço de suas receitas proveniente de tecnologias limpas. Destas, 106 possuem mais de 50% das receitas oriundas de tais tecnologias. As empresas que compõem o índice estão envolvidas com produção, desenvolvimento, distribuição e/ou instalação nos subsetores de energias limpas, eficiência energética, transporte, gestão de resíduos e água. O DBCCA selecionou as empresas dentre um universo de aproximadamente 4 mil, pertencentes a regiões e mercados classificados pela Nasdaq OMX como interessantes para investimento. O índice apresenta total transparência com relação aos métodos de análise, critérios de seleção e mapeamento de empresas e setores – os quais estão disponíveis na internet. Sua carteira deve ser submetida à avaliação anualmente.

A iniciativa mostra que a adaptação a uma economia de baixas emissões de carbono não só aumenta a viabilidade dos negócios no longo prazo como gera novas oportunidades no mercado financeiro. Na mesma direção, recentemente a BM&FBovespa anunciou que irá lançar ainda este ano o Índice de Carbono Eficiente (ICO2). O objetivo do ICO2 é estimular as companhias de capital aberto a mensurar e gerir suas emissões de gases causadores do efeito estufa e, consequentemente, combater as mudanças climáticas.

Saiba mais sobre o DB Nasdaq OMX Clean Tech Index aqui.

Saiba mais sobre o ICO2 aqui.

Leia também o post Mudanças climáticas: mercado brasileiro ganha índice de ações inédito

(Gabriela Amorozo colaborou neste post)

Nenhum comentário:

Postar um comentário