12 de fevereiro de 2010

Uma empresa "verde" de sucesso se expande em terras brasileiras: TerraCycle

A TerraCycle é uma empresa americana que cria produtos ”verdes” a partir de vários tipos de materiais considerados não recicláveis. Para tanto, possui parcerias exclusivas com empresas como Kraft Food, Frito Lay, Stonyfield Farm, Mars Wrigleey e muitas outras. Apresenta mais de 50 produtos disponíveis, como bolsas, mochilas, guarda-chuvas, que estão à venda nas maiores redes varejistas norte-americanas como Walmart, The Home Depot e Whole Foods Market.


A empresa executa um programa de coleta de resíduos por meio de brigadas e cooperativas de catadores. Ambas coletam embalagens vazias, após consumo, dos produtos dos seus parceiros e enviam para a TerraCycle, que as reutilizam como matéria-prima dos seus artigos. Em 2009 foi aberta no Brasil a primeira filial da TerraCycle na América Latina, fruto de um projeto em parceira com a Pepsico, marcando uma iniciativa para se tornar global. Mochilas, pastas, carteiras e outros produtos estão à venda nas lojas da rede Walmart. A confecção dos artigos está a cargo de cerca de 100 costureiras da Solidarium, empresa que apóia microempreendedores.

A iniciativa da TerraCycle, que busca ampliar suas parcerias no Brasil, traz benefícios ambientais, por meio da redução no consumo de recursos naturais, e tem alcance social, pela geração de emprego e renda. O modelo de negócio da TerraCycle é um bom exemplo de iniciativa voltada ao pós-consumo, sobre a qual as empresas deveriam agir para reduzir a pegada ecológica de seus produtos.

Saiba mais sobre a TerraCycle aqui.

(Marcelo Sathler colaborou neste post)

Nenhum comentário:

Postar um comentário