24 de setembro de 2009

Mudanças climáticas: IFC lançará índice de ações para mercados emergentes

A International Finance Corporation (IFC) e a Standard & Poor's devem lançar em novembro um índice de ações de empresas com um bom desempenho quanto à emissão de carbono de suas operações. A carteira de ações, que poderá reunir mais de 500 empresas de mercados emergentes, será definida com base na eficiência individual de cada empresa em relação aos seus concorrentes regionais e setoriais.

Serão utilizadas informações disponibilizadas por meio de iniciativas como o CDP – Carbon Disclosure Project e similares. Quando determinada companhia não divulgar informações quanto às emissões de gases de efeito estufa de suas operações, a empresa de pesquisa Trucost irá estimar seu desempenho.

Dentre outras iniciativas que vêm sendo lançadas no sentido de combatermos as mudanças climáticas, essa é mais uma que mostra que investidores internacionais estão cada vez mais preocupados com os riscos financeiros de seus investimentos decorrentes das mudanças no clima. Esse índice que a IFC pretende lançar será importante para compararmos a eficiência das empresas brasileiras com outras companhias de países emergentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário