6 de março de 2019

IFC começa a aplicar o Green Loan Principles para alavancar o mercado de empréstimos verdes

A International Finance Corporation – IFC, subsidiária do Banco Mundial dedicada ao financiamento de projetos do setor privado, começa a oferecer a seus clientes a opção de estruturar empréstimos de acordo com o Green Loan Principles – GLP (Princípios para Empréstimos Verdes). A partir dessa iniciativa a IFC pretende acelerar o crescimento do mercado dos chamados empréstimos verdes, com foco nos países em desenvolvimento. O mercado de empréstimos verdes representa atualmente um volume mundial de US$ 33 bilhões, dos quais apenas US$ 1,6 bilhão em mercados emergentes.

Os green loans são qualquer tipo de instrumento de empréstimo, cujo montante é aplicado exclusivamente para financiar ou refinanciar projetos que estão em linha com os GLP. Isso basicamente significa que o projeto deve proporcionar claros e quantificáveis benefícios socioambientais. Projetos voltados para adaptação e mitigação das mudanças climáticas, conservação da biodiversidade e preservação de recursos naturais, e prevenção e controle da poluição são exemplos de projetos que se enquadram no escopo dos GLP.

De acordo com os GLP, os clientes da IFC emissores de títulos verdes deverão estabelecer um sistema de gestão para identificar, gerenciar e informar o uso dos recursos de um empréstimo destinado a projetos verdes. Uma auditoria externa verificará a qualidade e a integridade de todas as informações a respeito do projeto, que serão divulgadas pelos emissores aos agentes do mercado financeiro e aos investidores em geral.

Os GLP foram desenvolvidos por representantes das principais instituições financeiras atuantes no mercado global de empréstimos sindicalizados, com o objetivo de promover o desenvolvimento e a integridade do produto empréstimo verde no mundo. Para saber mais sobre os GLP acesse aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário