24 de outubro de 2018

Nações Unidas e bancos prestes a lançar os Princípios para a Responsabilidade Bancária

Nos próximos dias 26 a 28 de novembro, a United Nations Environment Programme - Finance Initiative - UNEP-FI (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – Iniciativa Financeira) realizará em Paris sua Mesa Redonda Global - maior encontro mundial do setor financeiro em 2018 dedicado a viabilizar um sistema financeiro voltado ao desenvolvimento sustentável.


Nessa ocasião acontecerá o lançamento da iniciativa Principles for Responsible Banking (Princípios para a Responsabilidade Bancária). Esses Princípios deverão fornecer aos bancos uma estrutura abrangente para a integração da sustentabilidade em todos os níveis - estratégico, carteira de ativos e transações financeiras - e em todas as áreas de negócios, alinhando o setor bancário com os objetivos da sociedade expressos nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e no Acordo Climático de Paris.

Os seis Principles for Responsible Banking são os seguintes:

1.     Alinhamento - alinhar a estratégia de negócios dos bancos com os objetivos da sociedade expressos nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, Acordo Climático de Paris e outras iniciativas de âmbito global.
2.     Impacto - aumentar continuamente os impactos positivos resultantes das atividades financiadas pelos bancos, minimizando os impactos negativos.
3.     Clientes – trabalhar de forma responsável com clientes dos bancos para criar prosperidade compartilhada para as gerações atuais e futuras.
4.     Partes Interessadas - consultar, envolver-se e fazer parcerias com os públicos de interesse relevantes para alcançar os objetivos da sociedade.
5.     Governança e Estabelecimento de Metas - implantar compromissos por meio de governança eficaz e estipular metas para os impactos mais significativos resultantes das atividades bancárias.
6.     Transparência e Prestação de Contas - comprometimento com a transparência e responder pelos impactos positivos e negativos resultantes das atividades bancárias e contribuir para alcançar os objetivos da sociedade.

Assessorados por instituições da sociedade civil, 28 principais bancos de todo o mundo, representando conjuntamente mais de US$ 17 trilhões em ativos, uniram-se para estabelecer os Principles for Responsible Banking, sob a coordenação da UNEP-FI. Entre esses bancos, o único representante brasileiro é o Bradesco. Uma versão inicial dos Princípios para a Responsabilidade Bancária será lançada na mencionada Mesa Redonda Global da UNEP-FI no dia 26 de novembro e será discutida com todas as partes interessadas relevantes em uma consulta pública global. A versão final dos Princípios está prevista para setembro de 2019.

Trata-se de uma iniciativa importante dos bancos, que se junta a outras não menos relevantes diretrizes já em uso pelo setor financeiro voltadas a incorporar as questões ambientais, sociais e de governança em suas principiais áreas de negócios: Equator Principles (2003), Principles for Responsible Investment (2006) e Principles for Sustainable Insurance (2012), respectivamente, nas atividades de financiamento de projetos, investimentos e seguros.

A respeito dos almejados objetivos dos Principles for Responsible Banking, cabe mencionar que, segundo o Acordo do Clima firmado no fim de 2015 em Paris, os países desenvolvidos deveriam mobilizar até 2025 ao menos 100 bilhões de dólares para mitigação e adaptação às mudanças climáticas em países em desenvolvimento. E para tanto os bancos exercem um papel fundamental, o que requer um contínuo aperfeiçoamento da gestão de riscos e oportunidades socioambientais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário