16 de junho de 2011

Relatórios Integrados dependem de uma gestão integrada da sustentabilidade

Participamos ontem da reunião do Comitê Internacional de Relatórios Integrados (IIRC) realizada em São Paulo. Essa reunião faz parte de uma série de reuniões que o IIRC está organizando em todo o mundo e visa ao intercâmbio de ideias entre líderes dos setores empresarial, de investimentos, de regulamentação e outros entre os principais grupos de stakeholders acerca dos conceitos e princípios dos Relatórios Integrados.



Entre as questões levantadas como fundamentais para que uma empresa possa publicar Relatórios Integrados, despontou a necessidade primordial da sua gestão ser integrada, da sustentabilidade estar inserida efetivamente nos mais altos níveis de gestão e na estratégia da empresa. Com isso a empresa teria condições e informações para fazer um relato integrado. Um desafio ainda maior nesse sentido seria uma normatização internacional para que ativos e passivos sociais e ambientais sejam contabilizados e possam ser refletidos no resultado financeiro da empresa.

Após essas reuniões e debates, que estão acontecendo em todo o mundo, o IIRC tem a perspectiva de disponibilizar em consulta pública um documento com a estrutura conceitual de norma internacional de Relatórios Integrados até agosto de 2011.

Acesse o site do Comitê Internacional de Relatórios Integrados (International Integrated Reporting Committee - IIRC)

Leia também: Integrated reporting: integração de relatórios ou uma nova contabilidade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário