Young destacou quatro desafios para as empresas nos próximos anos |
O segundo desafio das empresas é o de criar uma cultura da gestão sustentável. É preciso virar as empresas pelo avesso, afirmou Young. Para tanto, as empresas devem levar em consideração as expectativas de todas as suas partes interessadas. Elas precisam desenvolver relações de confiança com seus stakeholders e demonstrar que o relacionamento vai além do aspecto comercial. Para alcançar essa gestão multi-stakeholder é necessário que as empresas desenvolvam novas competências internas. De acordo com Young, já é possível verificar que as poucas empresas que estão fazendo isso têm maior valor de mercado.
Tecnologias que garantam impacto socioambiental próximo de zero. Segundo Young, esse é o terceiro desafio para as empresas. Ele disse que investimento em tecnologia é o que vai fazer a diferença para os negócios e garantir a competitividade e existência das empresas num horizonte de longo prazo. A tecnologia da sustentabilidade está na natureza, que é o laboratório mais sustentável (não produz lixo). Por isso, as empresas precisam observar como a biodiversidade encontra soluções para os problemas.
O quarto desafio para as empresas é saber trabalhar com os marcos regulatórios, legais, ou não, para se antecipar a alterações no ambiente de negócios. Como marcos regulatórios legais, Young mencionou, entre outros, a legislação brasileira sobre as mudanças climáticas e sobre resíduos sólidos, e as diretrizes da GRI e do GHG Protocol como marcos auto-regulatórios.
Young finalizou afirmando que desenvolvimento sustentável é oportunidade. Ônus é continuarmos fazendo as coisas do jeito que fazemos hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário