22 de outubro de 2010

Bancos iniciam nova revisão dos Princípios do Equador

A Associação dos bancos signatários dos Princípios do Equador (PE) anunciou o início de um novo processo de revisão desses Princípios. De acordo com a Associação, o processo de revisão permitirá aos bancos signatários avaliar o progresso de aplicação dos PE e identificar como aperfeiçoá-los. Esse processo será realizado em parceria com clientes, ONGs entre outros stakeholders. A última revisão dos PE aconteceu no 1º. semestre de 2006.

Lançados em 2003 por 10 bancos internacionais, os PE são atualmente adotados por 65 instituições financeiras ao redor do mundo. Em junho de 2004, o Unibanco foi o primeiro banco brasileiro e de mercados emergentes a aderir aos PE, cujo objetivo é avaliar os riscos socioambientais de projetos de valor superior a US$ 10 milhões financiados por meio da operação conhecida como project finance.
Segundo a Associação, o processo de revisão irá também contribuir para que os bancos signatários possam se preparar para a atualização das diretrizes socioambientais da International Finance Corporation – IFC, sobre as quais se baseiam os PE. Essas diretrizes da IFC estão também em processo de revisão, cujo prazo de conclusão está previsto para ocorrer em meados de 2011.

A ampliação do uso dos PE para outras modalidades de operações financeiras é outro ponto relevante que será alvo da revisão. Isso faz todo o sentido, uma vez que projetos, principalmente os de grandes obras de infraestrutura, podem ser financiados por diferentes estruturas de operações financeiras e não somente por meio da modalidade de project finance.

O processo de revisão dos PE, ora iniciado, irá durar até o 1º. trimestre de 2011. O anúncio de uma nova versão dos PE está previsto para o final de 2011, informou a Associação.

Para participar do processo de revisão dos PE clique aqui

Conheça os PE aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário