28 de julho de 2010

Febraban coloca em discussão o impacto das mudanças climáticas no agronegócio

Participamos do 18º. Café com Sustentabilidade promovido pela Federação Brasileira de Bancos – Febraban. O evento teve por objetivo chamar a atenção das instituições financeiras para a questão do impacto das mudanças do clima nas operações financeiras destinadas ao agronegócio.


Em sua palestra, Hilton Silveira Pinto – professor do Instituto de Biologia e do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura da Unicamp – Cepagri, afirmou que as mudanças do clima já trazem e trarão um forte impacto na agricultura, tais como a alteração do ciclo de chuvas e a desertificação. As consequências serão sentidas nos custos de adaptação das plantações e na migração das culturas por região, devendo ser consideradas na precificação de seguros e nos investimentos futuros. Fundamentado em estudos do Cepagri e do Sistema de Monitoramento Agrometeorológico – Agritempo, o professor Hilton afirmou que as perdas estimadas na produção agrícola brasileira alcançarão R$ 7,5 bilhões/ano já em 2020, caso nada seja feito para mitigar o efeito do aquecimento global. Como medidas mitigadoras ele apontou: a adaptação genética, cujo custo é elevado; a recuperação de pastagens degradadas; o uso de novas tecnologias agrícolas para redução das emissões de gases estufa; e a irrigação, que seria menos indicada devido à crescente escassez de água potável.

Ao colocar o tema das mudanças climáticas em discussão, a Febraban sugere aos seus associados: mensurar as perdas que já estão ocorrendo e tornar operacional os riscos e as oportunidades decorrentes dessas mudanças.