7 de julho de 2010

Norma IS0 26000 de Responsabilidade Social será lançada ainda em 2010

Participamos essa semana do Seminário ISO 26000 realizado pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas – GVces. O seminário foi conduzido pelo secretário executivo do Grupo de Articulação das ONGs Brasileiras na ISO 26000 - GAO, Aron Belinky, e objetivou trazer uma visão do conjunto da norma.
A ISO 26000 é uma norma internacional, que propõe diretrizes de responsabilidade social aplicáveis a organizações de qualquer porte, setor ou região. É o resultado de um trabalho de cerca de seis anos, envolvendo centenas de especialistas de 91 países. Como eixos centrais da norma, Aron Belinky destacou as questões de transparência e divulgação de informações, engajamento com stakeholders, cadeia de valor e esfera de influência, além dos temas centrais de responsabilidade social, como direitos humanos, direitos trabalhistas e gestão ambiental.

Diferentemente das outras normas da ISO – International Organization for Standardization, a ISO 26000 não será certificável. Isso significa que uma organização que decida seguir suas orientações, não poderá ser certificada, e nem mesmo divulgar publicamente que segue a norma. Segundo Belinky, essa decisão dos especialistas que desenvolveram a ISO 26000 visa a evitar o seu uso como objeto de marketing, o chamado greenwashing (procedimento de marketing utilizado com o objetivo de dar à opinião pública uma imagem ecologicamente responsável de uma empresa, cuja atuação de fato é contrária ao meio ambiente).

A norma deverá ser publicada mundialmente em dezembro. Empresas que já queiram se familiarizar com a ISO 26000 poderão participar do Grupo de Trabalho do GVces, criado para sensibilizar os participantes quanto à potencialidade de aplicação da norma.

Saiba mais sobre a ISO 26000 em:




Nenhum comentário:

Postar um comentário