2 de julho de 2010

Definidas novas regras de governança para os Princípios do Equador

A partir de primeiro de julho os Princípios do Equador contam com regras de governança, que objetivam dar mais credibilidade a essa iniciativa das instituições financeiras voltada a avaliar riscos socioambientais no financiamento de projetos.


Atualmente, 67 instituições financeiras ao redor do mundo são signatárias dos Princípios do Equador. Um número bastante expressivo em comparação com o grupo inicial de 10 bancos privados internacionais, que lançaram os Princípios do Equador em 2003. Em junho de 2004, o Unibanco foi o primeiro banco brasileiro e de mercados emergentes signatário dos Princípios. Logo em seguida, juntaram-se ao grupo os bancos Itaú, Bradesco e Banco do Brasil e, mais recentemente, a Caixa Econômica Federal. Bancos internacionais que atuam no Brasil, como o Santander, HSBC e Citi, são também signatários dos Princípios do Equador.

As regras de governança, que passam a valer a partir de agora, criam a Associação dos Princípios do Equador, cuja principal atribuição será a de formalizar a estrutura de gestão e implantação dos Princípios entre as instituições financeiras signatárias. As novas regras também estabelecem:
  • diretriz para assegurar maior transparência de informações públicas sobre o modo pelo qual essas instituições estão implantando os Princípios;
  • processo de desligamento da instituição signatária que não cumprir com os Princípios do Equador; e
  • criação da categoria de instituição financeira “associada”, isto é, aquela que embora não atue no financiamento de projetos, utiliza os Princípios do Equador em outras transações financeiras.
Com a expansão no número de instituições financeiras signatárias, que hoje respondem por praticamente 100% do mercado global de financiamento de projetos, torna-se bastante oportuna a criação de regras de governança dessa importante iniciativa do setor financeiro que são os Princípios do Equador.

Confira as novas regras de governança aqui.

Leia o press release das novas regras aqui.

Conheça os Princípios do Equador aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário