Atualmente, 67 instituições financeiras ao redor do mundo são signatárias dos Princípios do Equador. Um número bastante expressivo em comparação com o grupo inicial de 10 bancos privados internacionais, que lançaram os Princípios do Equador em 2003. Em junho de 2004, o Unibanco foi o primeiro banco brasileiro e de mercados emergentes signatário dos Princípios. Logo em seguida, juntaram-se ao grupo os bancos Itaú, Bradesco e Banco do Brasil e, mais recentemente, a Caixa Econômica Federal. Bancos internacionais que atuam no Brasil, como o Santander, HSBC e Citi, são também signatários dos Princípios do Equador.
As regras de governança, que passam a valer a partir de agora, criam a Associação dos Princípios do Equador, cuja principal atribuição será a de formalizar a estrutura de gestão e implantação dos Princípios entre as instituições financeiras signatárias. As novas regras também estabelecem:
- diretriz para assegurar maior transparência de informações públicas sobre o modo pelo qual essas instituições estão implantando os Princípios;
- processo de desligamento da instituição signatária que não cumprir com os Princípios do Equador; e
- criação da categoria de instituição financeira “associada”, isto é, aquela que embora não atue no financiamento de projetos, utiliza os Princípios do Equador em outras transações financeiras.
Confira as novas regras de governança aqui.
Leia o press release das novas regras aqui.
Conheça os Princípios do Equador aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário