
Indo mais além, colocou em debate o dilema do crescimento econômico com relação ao progresso social e à sustentabilidade – uma vez constatado que estes não são necessariamente consequência daquele. Apontou também a necessidade de criação de novos indicadores de riqueza e bem-estar para um melhor monitoramento do desenvolvimento sustentável. Ignacy Sachs, que acompanhava da platéia o debate que precedeu a sessão de autógrafos, contribuiu para a discussão colocando a questão da distribuição de renda como mais um aspecto fundamental desse desenvolvimento.
Durante o debate foram apresentados outros pontos importantes pelo autor, como a complexidade da transição ao baixo carbono e a importância de se trabalhar em nível local, mas com uma visão sistêmica e de longo prazo nos processos de decisão.
O livro teve, intencionalmente, lançamento em momento oportuno – concomitante à realização da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, em Copenhague. Segundo o professor José Eli da Veiga, a obra vem como uma ferramenta para auxiliar o entendimento da atual conjuntura e possibilita reflexões acerca do assunto.
(por Gabriela Amorozo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário