22 de dezembro de 2009

José Eli da Veiga lança livro trazendo reflexões acerca do desenvolvimento com baixas emissões de carbono

Na semana passada participamos do lançamento do novo livro do professor José Eli da Veiga: Mundo em Transe – do aquecimento global ao ecodesenvolvimento. Em sua apresentação, o autor tratou de uma das questões centrais do livro: o desenvolvimento perante o atual cenário de mudanças climáticas e a necessidade de transição para uma economia de baixa emissão de carbono. Levantou alguns aspectos dessa transição, como as seguranças energética e alimentar e o acesso à tecnologia.
Indo mais além, colocou em debate o dilema do crescimento econômico com relação ao progresso social e à sustentabilidade – uma vez constatado que estes não são necessariamente consequência daquele. Apontou também a necessidade de criação de novos indicadores de riqueza e bem-estar para um melhor monitoramento do desenvolvimento sustentável. Ignacy Sachs, que acompanhava da platéia o debate que precedeu a sessão de autógrafos, contribuiu para a discussão colocando a questão da distribuição de renda como mais um aspecto fundamental desse desenvolvimento.

Durante o debate foram apresentados outros pontos importantes pelo autor, como a complexidade da transição ao baixo carbono e a importância de se trabalhar em nível local, mas com uma visão sistêmica e de longo prazo nos processos de decisão.

O livro teve, intencionalmente, lançamento em momento oportuno – concomitante à realização da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, em Copenhague. Segundo o professor José Eli da Veiga, a obra vem como uma ferramenta para auxiliar o entendimento da atual conjuntura e possibilita reflexões acerca do assunto.

(por Gabriela Amorozo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário