2 de dezembro de 2009

O futuro dos relatórios de sustentabilidade é alvo de estudo

Participamos hoje do evento de lançamento do estudo que aponta tendências na elaboração de relatórios de sustentabilidade. Esse estudo, elaborado pela Ideia Sustentável, é resultado de uma pesquisa realizada com os responsáveis pela gestão dos relatórios de sustentabilidade de 50 empresas líderes com atuação no Brasil.
Ricardo Voltolini, da Ideia Sustentável, apontou a dificuldade técnica e cultural de engajamento com stakeholders como um dos desafios identificados pela pesquisa: “os públicos de interesse acabam sendo envolvidos no processo de elaboração dos relatórios de forma pontual, mais com caráter consultivo. Ele acrescentou que “também faltam mecanismos para avaliar, efetivamente, a opinião dos leitores sobre os relatórios”.

Com relação ao engajamento com stakeholders, como parte do processo de elaboração dos relatórios de sustentabilidade, Jean Philippe Leroy, diretor do Bradesco, afirmou que aceitar críticas dos públicos de interesse promove mudança cultural, e que capacitar os funcionários das empresas sobre as questões socioambientais é fundamental para o sucesso desse processo de mudança.

Gláucia Térreo da Global Reporting Initiative – GRI, cujas diretrizes para elaboração de relatórios de sustentabilidade são utilizadas pela maioria das empresas pesquisadas, disse que tanto quanto por razões de transparência e divulgação de informações aos stakeholders, esses relatórios são uma ferramenta de gestão das empresas. Poderíamos sintetizar as conclusões da pesquisa hoje divulgada, afirmando que para transformar os relatórios de sustentabilidade em instrumento de controle, melhoria e planejamento dos negócios das empresas seria preciso envolver mais e melhor os públicos de interesse e avaliar como esses públicos lêem o relatório.

O estudo sobre os relatórios de sustentabilidade será disponibilizado no site da Idéia Sustentável e na página de Responsabilidade Socioambiental do Banco Bradesco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário