6 de novembro de 2008
Mudanças climáticas: confira o novo relatório do CDP
Participamos ontem do lançamento do Relatório 2008 do Carbon Disclosure Project – CDP Brasil. O CDP, com sede em Londres, é uma organização sem fins lucrativos e independente que promove diálogo entre investidores e empresas de capital aberto, visando a divulgação de informações sobre as questões relativas às mudanças climáticas no âmbito dos negócios. Paralelamente, foi também lançado o relatório de 2008 do CDP das 500 maiores empresas abertas do mundo.
A respeito do relatório brasileiro, Paul Simpson, diretor operacional do CDP, destacou o aumento de 47 para 60 empresas, respectivamente em 2007 e 2008, que responderam ao questionário que serve de base para a elaboração do relatório. Ele chamou atenção para o nível de adesão ao projeto: 83% das empresas convidadas responderam ao questionário. Esse percentual registrado no Brasil só foi inferior ao do Reino Unido (90%), país onde o CDP foi inicialmente criado. Pela primeira vez uma empresa brasileira, Vale do Rio Doce, entrou na lista das 60 melhores classificadas mundialmente, de acordo com o critério do CDP para avaliar como as empresas lidam com as mudanças do clima e buscam reduzir suas emissões de carbono.
Simpson alertou sobre os riscos das mudanças do clima para as empresas: taxação sobre as emissões de carbono, maior regulamentação, alterações nos padrões climáticos, introdução de novas tecnologias e mudanças nos hábitos de consumo (consumidores estão cada vez mais exigentes). Por outro lado, ele identificou oportunidades de negócios, destacando que somente os investimentos em tecnologias limpas totalizaram US$ 150 bilhões em 2007.
Finalmente, Simpson informou que o novo foco do CDP será avaliar toda a cadeia produtiva. Assim, as empresas que já participam do CDP devem buscar o engajamento de seus fornecedores no combate às alterações do clima e na redução das emissões de carbono. Outra novidade é que os dados do CDP sobre as empresas estão agora disponíveis no terminal de informações Bloomberg, o que facilitará a avaliação e a identificação das empresas que mais ganham e mais perdem com as mudanças do clima, como já o estão fazendo os bancos Citi e Goldman Sachs. Esperamos que cada vez mais instituições financeiras e administradores de recursos passem a incorporar essa análise em suas recomendações e decisões de investimento.
Vale a pena conferir os relatórios do CDP aqui.
Obs.:
1. a versão eletrônica do Relatório CDP 2008 Brasil brevemente estará disponível.
2. já é possível acessar as respostas de todas as empresas no site do CDP, inclusive das brasileiras.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário