A agência de classificação de risco S&P
Global acaba de lançar uma nova ferramenta de avaliação dos fatores Ambiental,
Social e de Governança (Environmental, Social and Governance - ESG, na sigla em
inglês) para melhorar o envolvimento do setor privado com as questões
ambientais como, por exemplo, as mudanças climáticas e outras questões de
responsabilidade social corporativa.
Tendo em vista como os fatores ESG podem afetar as partes interessadas e influenciar o resultado financeiro de uma empresa, o S&P Global Ratings ESG Evaluation objetiva fornecer um referencial de mercado a respeito do impacto da exposição a fatores ESG de uma empresa e sua capacidade para permanecer operando no futuro.
A ferramenta ESG Evaluation avalia o impacto social e ambiental de uma empresa, juntamente com a qualidade de sua governança, indo além do horizonte de planejamento financeiro tradicional. Desse modo, leva em conta elementos como emissões de gases de efeito estufa, geração de resíduos e níveis de poluição, uso da terra, força de trabalho e diversidade, relações com a comunidade, segurança de informações eletrônicas e transparência.
Segundo a S&P Global, a nova ferramenta não é uma classificação de crédito, uma medida de risco de crédito ou um componente da metodologia de rating de crédito da Agência. No entanto, as informações que ela coleta para realizar a avaliação ESG podem subsidiar a análise de crédito das empresas. A iniciativa da S&P Global vai ao encontro do crescente interesse do setor financeiro e dos investidores no sentido de incorporar as questões ESG nas decisões de negócios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário