9 de janeiro de 2012

BM&FBovespa adota o modelo “Relate ou Explique”

Em mais uma iniciativa no sentido de promover boas práticas de gestão da sustentabilidade nos negócios, a BM&FBovespa anunciou recentemente que passa a adotar o modelo “relate ou explique”para os relatórios de sustentabilidade das empresas com ações negociadas na bolsa.

Por meio dessa iniciativa, a partir deste ano, a BM&FBovespa passa a recomendar que as empresas indiquem no formulário com informações que encaminham à bolsa, se publicam relatório de sustentabilidade, ou similar, e onde está disponível. Em caso negativo, as empresas devem explicar por que não o fazem.

Por meio dessa iniciativa a BM&F Bovespa pretende incentivar que cada vez mais empresas de capital aberto publiquem relatórios de sustentabilidade. Nos últimos anos tem aumentado o número de empresas que possuem essa prática, porém, o número é ainda relativamente pequeno em relação ao total de companhias com ações listadas na bolsa. O modelo do “relate ou explique” atende também aos analistas e investidores focados no conceito de investimento socialmente responsável, que observa boas práticas de transparência, governança e aspectos sociais e ambientais nos negócios.

A publicação de relatórios de sustentabilidade por parte de empresas com ações negociadas em bolsa, companhias de capital fechado ou estatais é uma tendência internacional. É um critério de listagem de empresas adotado em 2010 pela bolsa de Johannesburgo. A elaboração desses relatórios é obrigatória para empresas listadas na França, na Dinamarca e na Suécia, desde 2007, para empresas de controle estatal.

A BM&FBovespa espera tornar disponível ao público o banco de dados com as respostas das empresas ao “relate ou explique” na Rio+20, a conferência da ONU sobre desenvolvimento sustentável, que ocorrerá na cidade do Rio em junho de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário