24 de outubro de 2011

Não dá para um país ir bem num mundo que vai mal

Foi como essa afirmação, referindo-se à crise financeira internacional, que Fabio Colletti Barbosa, atual presidente do Grupo Abril (ex-pres. do Banco Santander) iniciou sua palestra no evento da semana passada promovido pela Gestão Origami. Ele acrescentou: não dá para ir bem, indefinidamente, num país que vai mal. Assim é a sustentabilidade: dá para fazer hoje e poder continuar fazendo. O valor das empresas está intimamente relacionado com a perspectiva da manutenção dos negócios no futuro.  



O mundo está mudando muito rapidamente: não existe mais “on” e “off”; estamos o tempo “on”. E o modo de se relacionar também está mudando. Hoje os consumidores, mais conscientes e conectados, têm outras formas de criar vínculos com as empresas e vice-versa. No relacionamento empresas-consumidores deve prevalecer a transparência. A cultura do “jeitinho” nas empresas está em baixa. Ética e sucesso andam de mãos dadas, afirmou Barbosa.

Atualmente, sustentabilidade nas empresas está relacionada à redução de riscos e custos, e imagem corporativa. Amanhã, sustentabilidade estará vinculada à inovação e reposicionamento de mercado, e trajetória de crescimento. Para se alcançar isso, disse Barbosa, o caminho é a conscientização que é responsabilidade de todos.

Fabio Colletti Barbosa escreveu a apresentação do livro Sustentabilidade no Setor Financeiro: Gerando valor e novos negócios. Confira aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário