22 de agosto de 2009

Mudança climática impõe redefinição de metas econômicas

Participamos da palestra do cientista político Sérgio Abranches, que foi promovida pelo Núcleo de Economia Socioambiental da FEA/USP. Abranches afirmou que a mudança climática é o desafio do século 21. A questão, que é planetária e de muito longo prazo, desafia o nosso senso comum e nossas instituições políticas.

A mudança do clima impõe a redefinição de metas econômicas, em escala macro e micro, subordinando decisões tais como sobre segurança energética e alimentar. Contudo, Abranches afirmou que o Brasil ainda não está enfrentando o desafio do presente século, recomendando ações em relação ao ambiente regulatório. Ele acredita que dependendo do jogo político e os rumos a serem seguidos visando a uma economia de baixo carbono, o Brasil poderá perder a chance de se desenvolver. Alertou ainda que é baixo grau de responsabilidade das empresas frente à questão climática.

Quanto a isso, pesquisas recentemente divulgadas confirmam que, embora reconheçam os potenciais impactos econômicos decorrentes das mudanças climáticas, ainda um número reduzido de empresas está adotando ações para enfrentá-los.

Vale a pena conferir o texto de Sérgio Abranches “Climate Agenda as an Agenda for Development in Brazil - A Policy Oriented Approach”, que brevemente estará disponível no site do Congresso de Ciência Política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário