25 de setembro de 2008

Comunicação da sustentabilidade ou greenwashing?

Atualmente, é muito comum encontrarmos propagandas ou publicidades de empresas em jornais, revistas e na televisão, abordando o tema da sustentabilidade. Devido ao crescente uso do tema, está surgindo um debate sobre a qualidade das informações veiculadas nessas comunicações corporativas. Uma empresa que apresente benefícios ambientais ou socioambientais inexistentes ou inadequados em uma campanha publicitária, por exemplo, está sendo rotulada hoje de praticar o “greenwashing”. Esse termo em inglês é traduzido como “maquiagem verde”, representando algo usado para mascarar uma realidade não muito sustentável. E como as empresas podem evitar serem rotuladas por greenwashing? Sugerimos que elas fiquem atentas ao conteúdo de suas campanhas publicitárias e que tomem alguns cuidados. Aquelas empresas que queiram saber mais como evitar o greenwashing, podem seguir as orientações de guias que foram lançados recentemente. Existem pelo menos três documentos que explicam como se caracteriza o greenwashing e trazem recomendações práticas do que não se deve fazer ou comunicar a fim de evitá-lo. Faça o download aqui: The Greenwash Guide - Futerra Sustainability Communications The 6 Sins of Greenwashing - TerraChoice Eco-promising: Communicating the environmental credentials of your products and services - Forum for the Future and Business for Social Responsibility

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