12 de junho de 2010

Bolsa promove diálogos para aprimorar o Índice de Sustentabilidade

Em 2010 o Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bovespa – ISE irá completar 5 anos desde seu lançamento. A BM&FBovespa está promovendo uma série de diálogos com os seus principais stakeholders visando a aperfeiçoar o ISE para os próximos 5 anos.


Participamos na semana passada do encontro promovido com especialistas e academia. Outros diálogos acontecem com empresas, funcionários da Bolsa, imprensa e investidores e gestores de recursos. Esses eventos ocorrem simultaneamente à consulta pública para revisão do Questionário do ISE, que avalia as práticas socioambientais e de governança corporativa das empresas com ações mais líquidas. Nesse ano 183 empresas serão convidadas a responder ao Questionário e se habilitarem a integrar a carteira do ISE 2010/2011.

Nesses diálogos a Bolsa deseja saber de seus públicos de interesse: Qual o papel do ISE e quais foram as contribuições do ISE nos últimos 5 anos?; Quais os desafios e obstáculos enfrentados nos 5 anos de existência do ISE? e Qual a contribuição esperada do ISE para os próximos 5 anos e como chegaremos lá?

Destacamos alguns pontos de consenso entre as diversas mesas de especialistas convidados: o ISE foi criado para atender ao desejo dos investidores por um índice de referência relativo a empresas com melhores práticas de sustentabilidade e de governança corporativa. Por isso, seria preciso engajar um número maior de investidores institucionais e de varejo a fim de fazê-los entender a relevância da sustentabilidade nas empresas e nas decisões de investimentos. Para tanto, o Questionário do ISE passaria por aperfeiçoamento, trazendo questões que realmente importem a esses investidores.

Outro ponto importante seria o de dar mais transparência em relação à governança do próprio ISE como, por exemplo, sobre o papel do Conselho do ISE e da FGV/SP, instituição responsável pela metodologia do índice, e da necessidade de uma auditoria externa e independente do ISE. No dia 25/11 será anunciada a nova carteira do ISE e no dia 29/11 será realizado um evento internacional para lançamento da publicação “5 anos de ISE”.

Acesse aqui o site do ISE.

Participe da Consulta Pública do Questionário do ISE aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário