18 de junho de 2009

Evento da GRI aborda tendências nos relatórios de sustentabilidade

Participamos nesta semana da reunião dos stakeholders organizacionais brasileiros da Global Reporting Initiative – GRI, organização internacional dedicada ao desenvolvimento de diretrizes para a elaboração de relatórios de sustentabilidade pelas empresas.



O encontro teve por objetivo apresentar à comunidade GRI no Brasil as mais recentes tendências a respeito do conteúdo desses relatórios. Ernst Ligteringen, principal executivo da GRI, destacou que o crescimento populacional traz grandes desafios às empresas: “no ano 2050 haverá necessidade de 6 vezes mais recursos naturais para dar conta do crescimento da população e da quantidade de consumidores no mundo. Como ficará o planeta? Que tipo de economia estamos reinventando no pós-crise?”

Ligteringen afirmou que é fundamental as empresas refletirem sobre isso e desenvolverem uma estratégia de sustentabilidade para enfrentar esses desafios. Especificamente sobre as diretrizes para elaboração de relatórios de sustentabilidade, ele disse que a GRI está focando no aprimoramento dos seguintes temas: conteúdo e materialidade das informações, direitos humanos, cadeia de fornecedores, gênero (igualdade de oportunidades) e indicadores para avaliar os impactos das empresas nas comunidades.

O ponto de vista comum dos debatedores convidados para o encontro, com o qual compartilhamos, foi que as empresas precisam perceber que os relatórios, elaborados com base na GRI, são uma ferramenta de gestão e monitoramento de suas metas de sustentabilidade e de questionamento de suas culturas empresariais. Não se pode perder de vista, contudo, que as questões de sustentabilidade devem fazer parte do dia-a-dia dos gestores das empresas.

Saiba mais sobre a GRI aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário