21 de maio de 2009

Evento da Febraban discute sustentabilidade no setor financeiro

Participamos ontem do Café com Sustentabilidade, evento organizado pela Febraban para promover a reflexão e disseminar o conceito de sustentabilidade no âmbito do setor financeiro. A 13ª. edição do evento abordou a adesão das instituições financeiras a pactos e acordos voluntários, que estabelecem diretrizes socioambientais aplicadas aos negócios.

Com base na experiência da criação do Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção e do Pacto Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo, ambos lançados pelo Instituto Ethos, Caio Magri apresentou 10 passos para a elaboração de um pacto:
1) Haver um processo da denúncia de responsabilidades das partes envolvidas em relação a determinada questão (trabalhos escravo, por exemplo);
2) Estimular por meio da mídia uma provocação pública entre os principais atores envolvidos na questão;
3) Promover a discussão da questão por meio de seminários, oficinas, debates, etc;
4) Formular coletivamente os conteúdos que serão objeto do pacto;
5) Promover uma consulta pública envolvendo todas as partes interessadas para aperfeiçoar os conteúdos;
6) Obter a adesão pioneira ao pacto para que haja exemplo e indução para mais adesões;
7) Promover o lançamento da iniciativa/pacto;
8) Acompanhar o pós-lançamento do pacto e o cumprimento dos compromissos assumidos;
9) Criar mecanismos como, por exemplo, grupos de trabalho, para regularmente atualizar o pacto;
10) Sistematizar e difundir as boas práticas decorrentes da aplicação do pacto.

Magri complementou sua apresentação, afirmando que “pactos precisam ter códigos de conduta com regras claras e transparentes, tais como regular a entrada e a saída de participantes do pacto”.

Por sua vez, Clarissa Lins, da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS), em sua apresentação destacou os pactos e acordos adotados por bancos brasileiros, destacando o avanço na adoção de diretrizes socioambientais no processo de decisão de crédito, a partir da adesão dessas instituições aos Princípios do Equador.

O ponto de convergência das discussões do evento, com o qual compartilhamos, foi o da necessidade das instituições financeiras informarem com maior transparência aos seus públicos de interesse sobre a implantação e os resultados decorrentes dos pactos e acordos dos quais são signatárias. A esse respeito, inclui-se o recém-lançado Protocolo Verde da Febraban, acordo voluntário que estabelece diretrizes mínimas socioambientais para os bancos, já adotado por algumas instituições.

Saiba mais sobre o Protocolo Verde da Febraban aqui

Saiba mais sobre os Princípios do Equador aqui

Conheça os pactos lançados pelo Instituto Ethos aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário