Negócios Sustentáveis

Itaú Unibanco reforça estratégia de sustentabilidade

Participamos ontem da apresentação da estrutura da nova Governança de Sustentabilidade do Itaú Unibanco e da sua recém-consolidada Política de Sustentabilidade. Nesse evento foi divulgado também o Relatório Anual de Sustentabilidade 2008, já unificando os dois bancos.



A nova Política de Sustentabilidade, que orientará as Políticas Corporativas e Setoriais atuais e futuras, abrange os tópicos de condutas de atuação relacionadas à gestão da organização, desenvolvimento de produtos e serviços, relacionamentos com público interno, fornecedores, clientes e a sociedade e o meio ambiente.

A Governança de Sustentabilidade tem como principal característica a transversalidade, permeando todos os níveis da instituição através de quatro instâncias (dois comitês e duas comissões), além de contar com grupos de trabalho específicos e líderes de sustentabilidade. Esta estrutura envolve cerca de 70 executivos que, de acordo com Roberto Setúbal, presidente da instituição, “têm o desafio de incluir a sustentabilidade na condução direta dos negócios, com a visão diária das oportunidades, riscos e necessidades dos públicos de relacionamento”.

O Relatório Anual de Sustentabilidade 2008, publicado com o selo “A+ Checked” da Global Reporting Initiative - GRI (a mais alta avaliação que um relatório pode receber), traz a maioria das informações e indicadores GRI dos dois bancos de maneira unificada, em diferentes formas de apresentação: impresso, online e o inovador formato de audiobook.

O evento contou ainda com a apresentação de Glaucia Terreo, representante da Global Reporting Initiative do Brasil, sobre o trabalho dessa ONG no sentido de difundir entre as empresas a elaboração de relatórios de sustentabilidade como uma ferramenta de gestão econômica, social e ambiental.

O crescente número de empresas brasileiras que elaboram relatórios de sustentabilidade de acordo com as diretrizes da GRI, motivou a realização da próxima conferência da GRI no Brasil, que pela primeira vez será realizada fora de sua sede em Amsterdan – Holanda.

Nesse momento de crise econômica é oportuno que as empresas reforcem suas estratégias de sustentabilidade tendo em mente a perenidade dos negócios. O lançamento das novas diretrizes do Itaú Unibanco é uma iniciativa importante na direção de levar a sustentabilidade a todos os segmentos de atuação do banco.

(Gabriela Amorozo colaborou neste post)

Saiba mais sobre a GRI aqui.

2 comentários:

  1. Boa tarde, gostaria de saber se por ventura vocês sabem de algum blog ou site de relacionamento onde consigo encontrar comentários do público de uma forma geral sobre os projetos socioambientais que o Banco Itaú Unibanco está promovendo.

    Grato.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde,
    com relação aos projetos socioambientais que o Itaú Unibanco promove, recomendamos você acessar o relatório de sustentabilidade do banco
    http://www.itauunibanco.com.br/relatoriodesustentabilidade ou então entrar em contato com a ouvidoria corporativa no 0800-570-0011.
    Att.,

    ResponderExcluir