Participamos ontem da apresentação da estrutura da nova Governança de Sustentabilidade do Itaú Unibanco e da sua recém-consolidada Política de Sustentabilidade. Nesse evento foi divulgado também o Relatório Anual de Sustentabilidade 2008, já unificando os dois bancos.
A nova Política de Sustentabilidade, que orientará as Políticas Corporativas e Setoriais atuais e futuras, abrange os tópicos de condutas de atuação relacionadas à gestão da organização, desenvolvimento de produtos e serviços, relacionamentos com público interno, fornecedores, clientes e a sociedade e o meio ambiente.
A Governança de Sustentabilidade tem como principal característica a transversalidade, permeando todos os níveis da instituição através de quatro instâncias (dois comitês e duas comissões), além de contar com grupos de trabalho específicos e líderes de sustentabilidade. Esta estrutura envolve cerca de 70 executivos que, de acordo com Roberto Setúbal, presidente da instituição, “têm o desafio de incluir a sustentabilidade na condução direta dos negócios, com a visão diária das oportunidades, riscos e necessidades dos públicos de relacionamento”.
O Relatório Anual de Sustentabilidade 2008, publicado com o selo “A+ Checked” da Global Reporting Initiative - GRI (a mais alta avaliação que um relatório pode receber), traz a maioria das informações e indicadores GRI dos dois bancos de maneira unificada, em diferentes formas de apresentação: impresso, online e o inovador formato de audiobook.
O evento contou ainda com a apresentação de Glaucia Terreo, representante da Global Reporting Initiative do Brasil, sobre o trabalho dessa ONG no sentido de difundir entre as empresas a elaboração de relatórios de sustentabilidade como uma ferramenta de gestão econômica, social e ambiental.
O crescente número de empresas brasileiras que elaboram relatórios de sustentabilidade de acordo com as diretrizes da GRI, motivou a realização da próxima conferência da GRI no Brasil, que pela primeira vez será realizada fora de sua sede em Amsterdan – Holanda.
Nesse momento de crise econômica é oportuno que as empresas reforcem suas estratégias de sustentabilidade tendo em mente a perenidade dos negócios. O lançamento das novas diretrizes do Itaú Unibanco é uma iniciativa importante na direção de levar a sustentabilidade a todos os segmentos de atuação do banco.
(Gabriela Amorozo colaborou neste post)
Saiba mais sobre a GRI aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário