12 de março de 2008
Questão da água traz riscos e oportunidades
A produtora de alumínio Alcan divulgou o resultado do projeto que implantou para redução do consumo de água em sua fábrica localizada nos Alpes franceses. O consumo d’água dessa fábrica tornou-se um fator de preocupação, dado o possível estabelecimento de regulamentação impondo limites ao uso industrial desse importante insumo. Outra preocupação era a de cobrança pelo uso d’água, que viria a prejudicar a lucratividade daquela fábrica.
Antecipando-se a essas possíveis situações, a Alcan lançou um projeto para reduzir o uso e aperfeiçoar a estação de tratamento de água e adotar métodos mais eficientes de produção. Com a colaboração da agência governamental de águas, o projeto teve início pela conscientização dos funcionários da empresa sobre a importância e o desafio associados ao uso e à qualidade d’água na região dos Alpes. Com investimento mínimo, foi feito um mapeamento e, posteriormente, realizado investimento para modernizar e reprogramar o fluxo d’água do processo de produção. O consumo d’água da fábrica caiu de 350 mil m³/ano para 173 mil m³/ano, respectivamente, em 2005 e 2007. A Alcan já identificou novos processos de fabricação que irão reduzir ainda mais o uso d’água.
Consideramos esse projeto um exemplo interessante de como a empresa soube transformar possíveis ameaças em redução de custos e da sua “pegada” ecológica, gerando valor para a empresa. A Alcan declarou ainda que passou a ser melhor percebida pela comunidade local.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário