18 de fevereiro de 2008
BNDES impõe condições sociais em contratos de financiamentos
O BNDES acaba de anunciar que adotará em todos os seus contratos de financiamento condicionantes sociais, que incluem o combate ao trabalho escravo e infantil. Questões sociais como essa já faziam parte da análise das empresas que buscavam apoio financeiro do banco, mas agora passam a integrar os contratos e poderão resultar em suspensão ou vencimento antecipado dos empréstimos. Essa iniciativa nos mostra que o cumprimento dos direitos sociais passa a ser questão fundamental no processo de concessão de crédito, com a mesma relevância das exigências econômico-financeiras, podendo o BNDES agilizar e coibir más práticas de gestão social dos clientes financiados.
O BNDES também anunciou que passará a disponibilizar em seu site informações sobre as 50 maiores operações de financiamento direto com empresas de cada área do Banco, contratadas nos últimos 12 meses e atualizadas mensalmente. Essa inciativa, denominada de Janela da Transparência, busca dar maior transparência e aumento do controle social das atividades do banco. As informações agora disponibilizadas apresentam as características de cada contrato, valores envolvidos e objetivos de cada operação.
A inclusão de condicionantes socioambientais pelo setor financeiro é mais um instrumento que contribui para disseminar melhores práticas de gestão socioambiental pelas empresas. Dado que o BNDES é o maior financiador de projetos no Brasil, acreditamos que essa sua iniciativa poderá ter um grande alcance.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário