22 de dezembro de 2009

José Eli da Veiga lança livro trazendo reflexões acerca do desenvolvimento com baixas emissões de carbono

Na semana passada participamos do lançamento do novo livro do professor José Eli da Veiga: Mundo em Transe – do aquecimento global ao ecodesenvolvimento. Em sua apresentação, o autor tratou de uma das questões centrais do livro: o desenvolvimento perante o atual cenário de mudanças climáticas e a necessidade de transição para uma economia de baixa emissão de carbono. Levantou alguns aspectos dessa transição, como as seguranças energética e alimentar e o acesso à tecnologia.

17 de dezembro de 2009

Direitos humanos: diretrizes associadas aos negócios é tema de evento

Participamos ontem do evento “Unindo forças para proteger nossas crianças”, que teve por objetivo motivar as instituições financeiras e as empresas a promover os direitos humanos das crianças e adolescentes por meio da adoção de soluções para combater a exploração e a pornografia na internet e romper a economia desse mercado.

15 de dezembro de 2009

Mudanças climáticas: mercado brasileiro ganha índice de ações inédito

O BNDES e a BM&F BOVESPA anunciaram hoje que irão criar o Índice Carbono Eficiente – ICO2 para estimular as companhias com ações negociadas em bolsa a reduzir suas emissões de gases do efeito estufa – GEE. O novo índice objetiva incentivar as empresas a mensurar e gerir suas emissões de GEE, dar maior transparência a respeito das emissões desses gases pelas companhias abertas e criar oportunidades para os investidores com foco no investimento socioambiental responsável.

2 de dezembro de 2009

O futuro dos relatórios de sustentabilidade é alvo de estudo

Participamos hoje do evento de lançamento do estudo que aponta tendências na elaboração de relatórios de sustentabilidade. Esse estudo, elaborado pela Ideia Sustentável, é resultado de uma pesquisa realizada com os responsáveis pela gestão dos relatórios de sustentabilidade de 50 empresas líderes com atuação no Brasil.